quinta-feira, 8 de outubro de 2009

NÍVEL PRÉ SILÁBICO



Característica Geral

A criança ainda não estabelece uma relação biunívoca entre a fala e as diferentes representações. Acredita que se escreve com desenhos.

Suas questões podem situar-se tanto no campo semântico quanto nos aspectos físicos da escrita, como a forma e a função das letras e números.

Objetivos Didáticos-

Reconhecer qual papel as letras desempenham na escrita;

- distinguir imagem de texto e letras de números;

- compreender o vínculo entre discurso oral e texto.

Vivências Necessárias

- Estar imersa em um ambiente rico em materiais (tanto na variedade dos suportes gráficos quanto na diversidade dos gêneros dos textos), sendo espectadora e interlocutora de atos de leitura e escrita;

- tomar contato com todas as letras, palavras e textos simultaneamente;

- ouvir, contar e escrever histórias;

- memorizar globalmente as palavras significativas (seu nome, nome dos colegas, professora, pais, etc.);

- analisar a constituição das palavras quanto à letra inicial, final, quantidade de letras, letras que se repetem, letras que podem ou não iniciar palavras, letras que podem ocupar outras posições nas palavras;

- introduzir os aspectos sonoros através das iniciais das palavras significativas;

- analisar a distribuição espacial e a orientação da frase.

Algumas condutas típicas

- Uma criança, no nível pré-silábico, usa, para escrever, qualquer letra, em qualquer ordem.

- A palavra escrita pode mudar de significado, dependendo da ocasião, porque está relacionada a seu desejo.

- Para ser legível, a palavra tem de apresentar letras variadas.

- Não acredita que letras e sílabas podem ser repetidas em uma palavra.

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